Professores

Login para o docente

 

Diferencial Web Mail

Alunos

Login para o aluno

 

Diagnóstico do Aluno

Digite o código do aluno e clique em entrar.

 

Recurso para acompanhamento de dados de frequência e gráficos de desempenho em testes e simulados.



Diferencial: Ensino Superior:

O Diferencial (Diferencial) agrega suporte ao ensino superior, provendo assistência às áreas de Biologia, Física, Matemática e Química! O aporte se direciona a alunos que buscam um nível de conhecimento diferenciado e tem como objetivo ampliar os horizontes científicos e tecnológicos do estudante. Incluem-se, entre as disciplinas ofertadas nas área de matemática: Cálculo Integral e Diferencial 1, 2, 3 e 4, Equações Diferenciais, Geometria Analítica e Álgebra Linear (GAAL) ou Vetorial. Tratando-se de Física: Fundamentos de Mecânica, Mecânica dos Sólidos e Fluidos, Fundamentos de Mecânica Ondulatória, Fundamentos de Termodinânica, Fundamentos de Eletromagnetismo, Interação das Radiações com a Matéria, Radioproteção, Física Moderna e Física das Radiações. Na área de Biologia são ofertadas: Imunologia Celular, Citologia, Bioquímica, Parasitologia, Fisiologia Médica, Patologia Geral, Biologia Molecular e Genética. Em termos de Química: Química Geral, Química Inorgânica e Físico-Química.

As aulas ministradas pelo Diferencial são designadas a todos os estudantes que buscam aprimorar seu conhecimento e almejam posições profissionais elevadas; como é evidente, o mercado de trabalhado tem exigido cada vez mais profissionais com base científica ou tecnológica sólida, áreas que estão fortemente associadas às ciências exatas e biológicas.

Ensino Superior no Diferencial: Histórico e Visão (por Wagner Leite, professor de Física do Diferencial)

A proposta preliminar de oferecer assistência à área de Eletromagnetismo, que possui uns dos maiores índices de reprovação na UFMG; mostrou que havia uma grande demanda para aperfeiçoar os conteúdos vistos nas universidades e nenhuma empresa especializada, com estrutura e profissionais qualificados para oferecer assistência a alunos que têm interesse em aumentar a velocidade de aprendizado e aprimorar seus conhecimentos no âmbito de Ensino Superior.

Nos últimos anos, depois de lançar um website (www.wagnerleite.com) com intuito de divulgar aulas particulares e para grupos de estudantes no ramo de Ensino Superior, tive contato com vários alunos das mais diversificadas áreas. Inicialmente as aulas eram voltadas para alunos da UFMG. Nesse período tive contato com muitos graduandos dos cursos de Engenharia de Produção e Ciência da Computação que, devido à dificuldade em conciliar o tempo com os estudos, deixavam a disciplina Fundamentos de Eletromagnetismo para o último ano da graduação - devido ao fato da disciplina, nesses cursos, não ser pré-requisito de outras disciplinas. Muitos desses alunos já possuíam empregos em corporações de grande porte, trabalhando como engenheiros, contudo, em alguns casos, recebendo salários de estagiários. Foi um grande desafio, pois alguns deles me procuravam depois de terem saido mal nos exames. Com árduo trabalho e cargas horárias exaustivas, quero dizer, cerca de 20 horas de aulas no sábado e domingo; foram obtidos excelentes resultados com vários grupos de alunos. Recebi muitas mensagens de elogio e agradecimento da grande maioria deles; hoje, graduados. Alguns não requereram finais de semana de exílio social, estes foram o que tiveram assistência desde o início do semestre/ano letivo, com aulas bem distribuídas e, consequentemente, uma experiência muito mais suave com os conteúdos abordados.

Um número menor de alunos, porém significante, que não trabalhavam e tinham tempo integral para dedicação aos estudos, procuravam a empresa para aprofundar os conhecimentos. Como exemplos, alunos do curso de Engenharia Mecânica da UFMG, matriculados em Fundamentos de Mecânica, disciplina básica dos cursos na área de ciências exatas, tinham aula de conteúdos abordados em Mecânica Fundamental, disciplina mais específica e dada, regularmente, em semestres posteriores; de forma similar, alunos do curso de Engenhearia Elétrica cursando Fundamentos de Eletromagnetismo, tiveram aulas de tópicos abordados em Eletromagnetismo 1, disciplina específica dos cursos de bacharelado em Física e Engenharia Elétrica.

O ano de 2010 foi um marco de realizações, a divulgação das aulas se expandiu à cidade de Belo Horizonte. A busca pelas aulas tomava maior extensão, alunos das principais instituições de Ensino Superior vieram para o Diferencial. A procura tinha as mais variadas razões; em sua maioria, eram alunos que não se motivaram pela metodologia de ensino empregada pelos professores da sua faculdade, alunos que trabalham e têm dificuldade em ministrar o tempo para estudos; alunos que, apesar de terem sido aprovados em disciplinas que constituíam pré-requisitos, não tinham base bem estruturada para acompanhar determinado curso e alunos que por algum motivo se afastaram dos estudos e voltaram anos depois. Retorno, por parte de alunos, com agradecimentos e aprovações cresceram; bem como, certamente, repercursões anônimas do trabalhado desenvolvido no Diferencial, o que serviu de medida da capacidade e mérito da empresa.

Os fatores mais motivantes em ministrar aulas na área de Ensino Superior no Diferencial são a dedicação dos alunos, que tem um caráter bastante incomum, comparado à maioria dos estudantes em escolas e universidades e a sensação de estar contribuindo para a formação de um profissional que poderá constituir um diferencial para as próximas gerações e aos agradecimentos, mesmo desnecessários, por conquistas embasadas em mérito do próprio aluno.