Professores

Login para o docente

 

Diferencial Web Mail

Alunos

Login para o aluno

 

Diagnóstico do Aluno

Digite o código do aluno e clique em entrar.

 

Recurso para acompanhamento de dados de frequência e gráficos de desempenho em testes e simulados.



Física: Processo de Aprendizado

“Física é um processo de descoberta do mundo natural e de suas propriedades, uma apropriação desse mundo através de uma linguagem que nós, humanos, podemos compreender. Talvez a parte mais difícil no ensino da física seja a tradução do fenômeno observado em símbolo. Uma coisa é ver o pêndulo oscilar, outra é escrever uma equação que represente a variação da sua posição no tempo.”

Esse é um dos aspectos mais importantes que um professor deve ter em mente. Ajudar o aluno perceber a maior beleza da ciência natural que é a possibilidade de quantificar um fenômeno observado. 

“Ensinar física não é fácil. Aprender é menos ainda.”

“Lamentavelmente, ainda é possível para um aluno terminar a oitava série sem jamais ver algum fenômeno ligado às equações que ele ou ela estudou em classe.”

Os educadores do CE FOURIER tem a plena consciência que ensinar também é um processo de aprendizado. Por isso abordamos os conteúdos da ciência natural com muita empolgação para sempre despertar no aluno o maior interesse possível deste, pelo conteúdo. É muito importante o aluno participar do processo de aprendizado e não só receber a informação pronta. Vale sempre lembrar que ao ensinar estabelecemos uma relação com quem está ouvindo e quanto melhor esta relação, maior a participação do estudante e melhor os resultados. Temos observado ao longo dos nossos anos de trabalho e pesquisa que os estudantes estão levando o conteúdo da sala de aula para sua vida cotidiana. Com isso, o aluno deixa de pensar que, ao matematizar os fenômenos naturais, estamos colocando um ponto final em sua beleza. 

A vontade de difundir conhecimento em uma linguagem acessível aos mais variados tipos de alunos tem sido um marco do Diferencial, aqui os alunos aprendem em um ambiente agradável com professores jovens e com sede de compartilhar suas experiências na área da Física.

Citação em aspas: Marcelo Gleiser, Professor de Física do Dartmouth, College em New Hampshire, USA, e autor dos livros A Dança do Universo e Retalhos Cósmicos (Cia. das Letras). É ainda colunista de divulgação científica da Folha de São Paulo e colabora no Globo Ciência. http://www.sbfisica.org.br/v1/