Professores

Login para o docente

 

Diferencial Web Mail

Alunos

Login para o aluno

 

Diagnóstico do Aluno

Digite o código do aluno e clique em entrar.

 

Recurso para acompanhamento de dados de frequência e gráficos de desempenho em testes e simulados.



Diferencial: Matemática e Cotidiano

Diariamente, filhos de pessoas humildes utilizam uma matemática peculiar para realizarem com desenvoltura seus propósitos, quer seja no campo, calculando quantidades de sementes para o plantio, ou mesmo, usando a geometria para calcular áreas a serem plantadas, usam ainda relações de proporções para calcular a quantidade certa, ou pelo menos aproximada de adubo. Financeiramente falando, utilizam porcentagem, juros, em fim, de uma forma peculiar e distinta. Em fim, utilizam conhecimentos matemáticos que a escola o faz omitir pelo simples óbice de não estarem perfeitamente ligados a currículos velhos, cansados e obsoletos. Há um choque de idéias e de comportamentos, pois a escola faz com que o aluno se distancie do seu mundo por algum tempo, como se os alunos tivessem dupla personalidade instrutiva. Eles têm que aprender a matemática que, de certa forma, não lhes servirá (ao menos momentaneamente), para deixar de lado aquela velha matemática que ele usa e abusa em seu cotidiano e da qual poderia tirar mais e melhores proveitos [1].

O Diferencial, preocupado com a didática contemporânea, tem otimizado suas ferramentas de ensino, levando aos alunos a aplicabilidade da matemática na vida cotidiana, na tecnologia e ciência. A Equipe Diferencial acredita que não há forma melhor de aprender do que saber que o conhecimento adquirido pode melhorar a qualidade de vida e proporcionar conhecimentos basais que não limitem a escolha profissional do aluno.

Muitos estudantes, com pouco conhecimento em matemática, têm vontade de se tornarem engenheiros e se sentem restringidos pela falta de habilidade na disciplina, uma situação análoga acontece com estudantes que tem interesse em prestar vestibular para medicina e não tem embasamento sólido para concorrer a nível satisfatório. Temos trabalhado com estudantes na mais diversificadas situações e notado, em boa parte dos casos, que alguma frustação, associada à matemática, durante a vida escolar desencadeou um trauma que gera um bloqueio durante o processo de aprendizado. No Diferencial, o aluno tem o professor como um parceiro, preenchendo as brechas que foram sendo carregadas durante sua vida escolar e não foram supridas por outros meios. Assim, a empresa tem tentado inteirar o conhecimento, que de alguma forma, foi sendo perdido pela falta de conexão com o cotidiano do aluno e associação com outros conteúdos desenvolvidos na escola.

Ao longo dos 6 anos da empresa, temos atualizado nosso recursos didáticos e inovado no tipo de aporte que provemos aos nossos estudantes; observamos que nossos resultados tem sido bastante animadores. A vontade de difundir conhecimento em uma liguagem acessível aos mais váriados tipos de alunos tem sido um marco do Diferencial, aqui os alunos aprendem em um ambiente agradável com professores jovens e com sede de compartilhar suas experiências na área de matemática.

[1] T. P. J., Gilson, disponível em: http://www.webartigos.com/articles/5488/1/As-Dificuldades-No-Ensino-De-Matematica/pagina1.html#ixzz1DCLEHPTP