Wagner Leite

Professor & Pesquisador

IFNMG, Montes Claros

Bacharel em Física

Doutor em Engenharia Nuclear

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Professor do IFNMG

 Sou professor do Instituto Federal, bacharel em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutor pelo Departamento de Engenharia Nuclear da mesma instituição, onde também realizei um pós-doutorado. Desenvolvo pesquisas nas áreas de aceleradores de partículas, geradores neutrônicos e instrumentação para radioterapia. Tenho interesse em gestão pública, prototipagem para inovação, tecnologias da Indústria 4.0, extensão e promoção da iniciação tecnológica.  

Trajetória Acadêmica e Profissional

UFMG

  2005-2008, Bacharelado - UFMG
  Física
  2009-2010, Mestrado - UFMG
  Ciências e Técnicas Nucleares, Engenharia Nuclear
  2010-2014, Doutorado - UFMG
  Ciências e Técnicas Nucleares, Engenharia Nuclear  
  2014-2015, Pós-doutorado - UFMG  
  Física Médica, Engenharia Nuclear
  2020-2020, Especialização - IFNMG  
  Docência na Educação Profissional e Tecnológica
Diferencial
Em Belo Horizonte-MG, fui um dos fundadores da empresa Diferencial, dedicada à oferta de cursos preparatórios para processos seletivos e concursos públicos, como o GMAT (Graduate Management Admission Test), EJU (Examination for Japanese University Admission for International Students), concursos para perito criminal, além de preparatórios para o ITA/IME, ENEM, entre outros. Durante quatro anos, exerci a função de diretor de ensino superior e concursos. Além disso, atuei como docente no curso Técnico em Radiologia do COLTEC – Colégio Técnico da UFMG e no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia da Faculdade IPEMED de Ciências Médicas, também em Belo Horizonte-MG.

 

IFMG

Em 2015, fui aprovado nos concursos públicos para professor na Universidade Estadual de Montes Claros e no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Optei por tomar posse no IFMG, onde lecionei nos cursos técnicos de Mecânica e Edificações, bem como nos cursos superiores de Física, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica. Assumi a coordenação do curso de Licenciatura em Física no IFMG - Campus Congonhas, onde contribui para a elaboração de roteiros de física experimental, a atualização da infraestrutura do laboratório de física, a revisão do programa político-pedagógico da graduação em Licenciatura em Física, além de organizar eventos acadêmicos no período de 2016 a 2017.

 

IFNMG

— Redistribuição para o IFNMG

Em 2017, fui redistribuído do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) para o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Campus Montes Claros, onde passei a atuar nos cursos técnicos de nível médio em Informática, Edificações, Química, Eletrotécnica e Segurança do Trabalho, bem como nos cursos superiores de Engenharia Química, Engenharia Elétrica e Ciência da Computação.

— Makerspace

Makerspace

Fui responsável pelo desenvolvimento do Makerspace, contribuindo para a criação e consolidação desse importante mecanismo institucional, que possui grande potencial para fomentar a inovação no IFNMG em Montes Claros. Nosso trabalho concentrou-se na difusão de conhecimentos voltados ao desenvolvimento de soluções integradas às tecnologias da Indústria 4.0, na capacitação de pessoas e no incentivo ao empreendedorismo inovador.

— Prototipe

Prototipe

Sou cofundador da Prototipe e professor proponente do projeto de criação da empresa júnior, aprovado por meio do Edital nº 135/2022, no âmbito do projeto Expanse. Contribuí para a fundação da empresa e atuei como orientador dos estudantes envolvidos até 2024. A Prototipe se destaca por oferecer uma ampla gama de serviços, contemplando todos os cursos superiores do Campus Montes Claros, proporcionando aos estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades práticas em gestão empresarial e empreendedorismo.

— Projetos de Extensão

  • - Grupo de Soluções Tecnológicas - GST (2019)
  • - Desenvolvimento de projetos técnicos para fabricação de módulos didáticos (2020)
  • - Produção e doação de EPI’s no combate à COVID-19 (2020)
  • - Projeto de caráter institucional envolvendo quatro Campi (Arinos, Almenara, Montes Claros e Teófilo Otoni) (2021)
  • - Estudantes Inventores (2021)
  • - Aprendizagem de programação aplicada à robótica no contexto de processos de automação industrial (2022)
  • - Oficinas 4.0 da SETEC/MEC (2022)
  • - InTec: iniciação tecnológica no contexto de prototipagem física por meios digitais (2023)
  • - Jovens Empreendedores: formação de profissionais para alunos do Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Montes Claros (2023-2024)

— Projetos de Pesquisa e Inovação

  • - Desenvolvimento de um tomógrafo por nêutrons (IFNMG)
  • - Desenvolvimento de um irradiador para terapia de captura de nêutrons pelo boro (IFNMG)
  • - Desenvolvimento de um fantoma para radiocirurgia estereotáxica (Parceria com Radialis)
  • - Desenvolvimento de um sistema posicionador para teleterapia mamária em decúbito ventral (Parceria com Radialis)
  • - Prototipagem e análise de unidade trocadora de calor via hidro vapor ultrassônico.

— Captação de Recursos

Atuei na captação ou execução de mais de R$ 2 milhões de reais para o IFNMG - Campus Montes Claros, implantados em projetos e infraestrutura para o Makerspace.

 

Utilitários

1. Leia cuidadosamente o problema!
2. Você conhece e compreende as definições de todas as palavras e termos usados no problema? Se não, procure-os com a ajuda do índice do seu livro. Se você ainda não os entende muito bem, tente outro livro. Tentar resolver um problema sem saber exatamente o que ele solicita é inútil; seu tempo seria melhor gasto na aprendizagem de definições e princípios elementares.
3. Liste todos dados e considerações do enunciado. Algumas informações importantes, podem não ser afirmadas explicitamente, mas são compreendidas pelo contexto do problema. Por exemplo:
a) Problemas de mecânica muitas vezes se referem, sem deixar explícito, situações sobre a superfície da terra, em que g = 9,8 m/s2, aproximadamente.
b) A resistência do ar e o atrito são normalmente negligenciados (tratados como desprezíveis), a menos que o problema informe o contrário.
4. Imagine um experimento mental com a situação proposta no problema.
5. Faça um diagrama para ajudar a visualizar a situação física. Esboce e expresse as grandezas no diagrama, inserindo quaisquer valores dados.
6. Decida qual parte do desenvolvimento é necessária. Liste e expresse, no diagrama, todas as incógnitas relevantes.
7. Considere a situação com cuidado. Isso requer que pense cautelosamente no desenvolvimento. Liste os princípios que se aplicam a este problema. Verifique duas vezes: você tem certeza que se aplicam? Anote os princípios em forma de equações.
8. Pare para pensar sobre o que você tem agora. Decida quais combinações de fatos, equações e princípios irá mais eficientemente conduzir ao resultado desejado. Se necessário, divida o problema em partes menores que são mais fáceis de manusear. Adicione aproximações se a precisão for dispensável. Alguns fatos mencionados no enunciado podem ser desnecessários, então ignore-os se você tiver certeza que eles não se aplicam.
9. Você pode precisar de algumas equações ou teoremas de matemática pura. Liste aquelas que você acha que pode ajudar. Procure-as ou as deduza se você tiver a menor dúvida sobre a confiabilidade de sua memória.
10. Resolva o problema matematicamente para a variável desejada (ou variáveis), sem contudo inserir valores numéricos.
11. Decida o sistema unidade que você irá usar e converta a totalidade dos dados para as unidades do sistema escolhido.
12. Insira os valores numéricos fornecidos para o resultado matemático e execute as operações para obter a solução.
13. Verifique cada resposta. Pense nisso criticamente. É razoável? Faça verificações independentes sobre a resposta. Compare cada resposta com algo com o qual você está familiarizado.
14. Se a "resposta" é uma equação, teste-a com valores simples ou para casos simples, onde você tem certeza dos resultados.
15. Nunca submeta o seu primeiro desenvolvimento do problema. Reorganize e reescreva-o, explicando os motivos de todas as etapas (exceto para as operações elementares óbvias). Este processo pode parecer um trabalho extra desnecessário, mas é parte do processo importante de comunicar sua compreensão para os outros e realizá-lo irá reforçar o seu próprio entendimento. Pode até esclarecer alguns pontos em sua mente ou mesmo expor um buraco ou erro que você poderia ter cometido.

 

01
  Velocidade da luz no vácuo (c)
  299.792,458 km s-1
02
  Constante da Gravitação Universal (G)
  6,672 59 x 10-11 N m2 kg-2
03
  Constante de Wien
  2,897 756 x 107 Å K
04
  Constante de Wien
  2,897 756 x 10-3 m K
05
  Constante de Stefan-Boltzmann
  5,670 51 x 10-8 W m-2 K-4
06
  Constante de Planck (h)
  6,626 075 x 10-34 J s
07
  Primeira constante da Lei da radiação (c1)
  3,741 775 x 10-16 W m2
08
  Segunda constante da Lei da radiação (c2)
  1,438 769 x 10-2 m K
09
  Carga do elétron (e)
  -1,602 177 x 10-19 C
10
  Massa do elétron em repouso (moe)
  9,109 389 x 10-31 kg
11
  Massa do próton em repouso (mop)
  1,672 623 x 10-27 kg
12
  Massa do nêutron em repouso (mon)
  1,674 928 x 10-27 kg
13
  Massa do átomo de hidrogênio (mH)
  1,673 4 x 10-27 kg
14
  Relação (e/moe)
  1,758 819 x 1011 C kg-1
15
  Relação h/e
  4,1356 x 10-15 J s C-1
16
  Fator de conversão massa-energia
  1 g = 5,61 x 1026 MeV
17
  Unidade de massa atômica (u)
  1,660 540 x 10-27 kg
18
  Equivalência da unidade de massa atômica
  931,141 MeV
19
  Equivalência da massa do elétron em repouso
  0,510 999 MeV
20
  Equivalência da massa do próton em repouso
  938,272 MeV
21
  Equivalência da massa do nêutron em repouso
  939,565 MeV
22
  Massa atômica do nêutron
  1,008 664 904 u
23
  Massa atômica do próton
  1,007 276 470 u
24
  Massa atômica do dêuteron
  2,013 553 214 u
25
  Relação mop/moe
  1836,152 701
26
  Relação mon/moe
  1838,683 662
27
  Relação mon/mop
  1,001 378 404
28
  Comprimento de onda Compton para o elétron
  2,4262 x 10-12 m
29
  Comprimento de onda Compton para o próton
  1,3214 x 10-15 m
30
  Constante dos gases perfeitos (Ro)
  8,314 510 J K-1 mol-1
31
  Número de Avogadro (No)
  6,022 136 x 1023 mol-1
32
  Constante de Boltzmann k = Ro/No
  1,380 658 x 10-23 J K-1
33
  Constante de Rydberg (RH)
  1,097 373 15 x 107 m-1
34
  Raio clássico do elétron (re)
  2,817 940 x 10-15 m
35
  Equivalente de 1 elétron-Volt
  1,602 177 x 10-19 J
36
  Constante de Coulomb (Ko)
  8,9874 x 109 N m2 C-2
37
  Permissividade do vácuo (εo)
  8,854 187 x 10-12 C2 N-1 m-2
38
  Permeabilidade do vácuo (µo)
  1,256 637 x 10-6 m kg C-2
39
  Constante magnética (Km)
  1,0000 x 10-7 m kg C-2
40
  Zero absoluto
  - 273,16 ºC
41
  Equivalente mecânico da caloria
  4,1840 J
42
  Temperatura correspondente a 1 eV
  11.606 K
43
  Comprimento de onda correspondente a 1 eV
  1.239,843 nm
44
  Aceleração normal da gravidade (go)
  9,806 65 m s-2
45
  Raio da Terra
  6.371 km
46
  Massa da terra
  5,972 x 1024 kg

 

Contato

Informações
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
  • Rua Dois, 300 - Village do Lago I, Montes Claros - MG, 39404-058
  • E-mail: wagner.leite@ifnmg.edu.br
  • Telefone: +55 (38) 988360596
  • Website: www.wagner.pro.br
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