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Diferencial: Criatividade, Conhecimento e História

As interações disciplinares da biologia com a química, física, genética, matemática e outras áreas de conhecimentos, possibilitaram o desenvolvimento da biologia molecular e da biotecnologia com as transgenias, clonagens, células tronco, planejamentos de resultados e suas possibilidades na produção de alimentos, medicina regenerativa e muitas outras áreas importantes.
Recentemente, a biologia sintética pesquisa a organização de sequências específicas de DNA, formando genes que não se encontram na natureza, alterando totalmente a relação de dependência humana da biodiversidade pré existente, produzindo novas espécies e/ou alterando as já existentes para exercerem novas atividades ou funções. Em contrapartida, as necessidades de recuperação e preservação ambientais tornaram a biologia indispensável para avaliar e prevenir impactos sobre os recursos naturais e a diversidade genética, possibilitando a continuidade de nichos, biomas e espécies ameaçadas.
Nesta evolução dos conhecimentos e técnicas relacionadas com a biologia, a criatividade foi indispensável nos experimentos e na solução de problemas complexos e desafiadores. De formas interdisciplinares e integradas, as inovações teóricas e metodológicas possibilitaram um acúmulo de conhecimentos e diversas revoluções nos conceitos e nas práticas de várias atividades e atitudes humanas.
O ensino/aprendizagem de biologia para ser eficiente e útil e como consequência criativo, não pode apenas transmitir conceitos e conhecimentos genéricos e sem relações com as realidades cotidianas dos alunos, da comunidade escolar e da sociedade humana. Deve-se evitar o conhecimento alienado das realidades históricas, econômicas, sociais, deixando claro nos conteúdos que todas as decisões, pesquisas, resultados, tecnologias e ferramentas são partes de sistemas históricos que se desenvolvem dentro de processos contraditórios e não lineares do desenvolvimento humano. A ciência não é neutra, estática ou desinteressada dos fenômenos sociais: é parte integrante e certamente integrada (ou não) aos interesses específicos de grupos econômicos, sociais e intelectuais que gestionam as pesquisas e a aplicação dos resultados obtidos. As pesquisas, descobertas e tecnologias e seus usos são produtos e escolhas históricas, integradas em sistemas políticos, econômicos, científicos e sociais específicos.

Artigo de Antonio Silvio Hendges.